NOVIDADES

BLOG


Carne Angus com Espumante!

Quem nunca ficou em dúvida de qual vinho escolher para acompanhar aquele prato especial? Ou vice-e-versa? E aquele entrecôte suculento e macio?? Yammyyy!!! ...logo vem aquela imagem de um vinho tinto né?!... De modo geral é a melhor pedida mesmo, uvas como Cabernet Franc, Tempranillo e Cabernet Sauvignon aqui iriam muito bem. Maaassss... hoje, com esse calor o que dá vontade mesmo é de um ESPUMANTE bem geladinho né?! Sem problemas ué...

ESPUMANTES com boa acidez, frescor e mais encorpados  (método tradicional de preferência) podem surpreender e perfeitamente HARMONIZAR com cortes com alto teor de gordura e boa suculência, pois ajudam a limpar o palato e preparar para a próxima garfada, não atrapalhando em nada no sabor da carne e nem tirando o prazer daquele gole delícia do ESPUMANTE. 

Não podemos esquecer que o mais importante é o nosso gosto pessoal, por mais clássica e consagrada que seja a tal combinação entre o vinho e prato, sendo assim, podemos sempre sugerir harmonizações, mas nunca tentar impor regras. Existem harmonizações clássicas de comida e vinho, e outras nem tão clássicas mas historicamente consagradas, seja pelo regionalismo ou cultura etc... e nesse ponto em particular, a enogastronomia tem quebrado muitos paradigmas.
Especial e inesquecível são os adjetivos que gosto de pensar quando falo em harmonizações que esses vinhos proporcionarão, pois são fatores que necessitam de uma boa memória tanto olfativa quanto gustativa. Muita gente acredita que harmonizar é muito difícil, porém, não é tão complicado assim. É mais uma questão de prática.

Prestando mais atenção, perceber o que apreciamos em determinados vinhos e pratos por suas características únicas, como por exemplo, o frutado e final doce dos Malbecs , a acidez e frescor dos espumantes brut e a untuosidade e o corpo dos Chardonnays com madeira e o mesmo com os pratos, o tempero, a combinação de gordura, molhos e riqueza de sabores, são pontos importantes para montar uma HARMONIZAÇÃO e fazer desse momento algo de fato delicioso e inequecível . 

Dica para hoje? Fazenda Barbanegra - Parrila - Restaurante Licenciado Angus em Porto Alegre/RS
Espumante Brut Campos de Cima e o Oriental Barbanegra (ENTRECOT ANGUS grelhado coberto com geléia de pimenta , queijo e orégano.

Texto da Sommelier Debora Nazário

Fotografia: Luiza Mendes


OUTROS

POSTS

Quero comprar carne Angus ce...

Classificação de carcaças...

Carne Angus só se for certi...

Mapa de cortes Angus

DEIXE SEU

COMENTÁRIO